☰ Riodica

Riodica

Home x
Anuncie Quem somos Contato Lista de compras Área do anunciante

Whatsapp -【 Guia Completo 】 - Riodica.com
Filtrar Por Município
Filtrar Por Bairro
Produto Modelo Fabricante  Categoria & Subcategoria Preço Loja

 

 O whatsapp web é uma extensão do aplicativo de chat para celulares de última geração, conhecido como smartphone. Hoje em dia a maioria das pessoas possui o whatsapp, e é praticamente impossível encontrar alguém que ainda não tenha ouvido falar sobre.

O aplicativo permite o envio de mensagens de texto, fotos, áudios e documentos, através dos seus usuários e sua versão foi estendida para ser usada em computadores.

A seguir você terá acesso ao guia completo de como usar no seu computador.

 

O que é whatsapp web?

 

É uma versão do aplicativo whatsapp, que pode ser usada para acessar qualquer computador usando o navegador ( especialmente navegadores como Chrome, Firefox, Opera ou Safari). É um meio de utilizar o aplicativo para conversas, mensagens em grupo, enviar documentos, áudios, fotos e vídeos, assim como o aplicativo whatsapp usado no aparelho celular, só que através de seu computador.

A vantagem mais óbvia do uso do aplicativo é poder conversar de maneira mais confortável, rápida e segura, utilizando o teclado físico para digitar, compartilhar link ou qualquer documento que tenhamos no computador. Com o programa você economiza mais tempo e não precisa de cinco ou mais processos para usar o aplicativo, como está acostumado a fazer no whatsapp pelo celular.

Para usar a ferramenta é necessário ter uma conta do whatsapp ativa e instalada em seu celular, e que tanto ele quanto o computador estejam conectados à internet. Se o seu aparelho celular estiver em modo off-line ou em modo avião, você não poderá usar , não importa a tecnologia do seu computador, estes modos devem estar desativados.

 

Forma de acesso – QR Code 

 

O Qr Code é um código bidimensional que é usado para escanear dados utilizando aparelhos celulares que possuam câmera. O Qr Code converte o código em texto, sejam endereços de URL, números de telefone, localização, email e até mesmo as conversas .

O Qr Code é essencial para usar o aplicativo. Pois, um plugin é aberto no navegador e dá acesso ao seu whatsapp do celular através da leitura do QR Code, lembrando, que é preciso ter um celular com acesso à internet, conectado a mesma rede Wi-fi que o seu computador e com bateria.

O whatsapp web não tem uma plataforma assim como facebook, instagram e outros, é necessário acessar o endereço web.whatsapp.com, abrir o aplicativo já instalado no celular e parear com computador através do código Qr Code.

 

Como usar o whatsapp web no computador sem instalar

 

Para usar a versão do aplicativo em computadores você deve acessar o site: web.whatsapp.com Note que ao entrar no site uma tela com um quadrado preto irá parecer. Esse é o QR Code, uma espécie de código de barras.

Para continuar com a liberação do aplicativo você deve abrir o whatsapp em seu celular e procurar pela tela de ajustes. Será preciso acessar as configurações . Caso você esteja usando um aparelho Android procure por um ícone que tem três pontinhos na vertical. Em seguida toque em “whatsapp web”:

Você perceberá que a câmera do seu smartphone será ativada de imediato. Agora é preciso apontar a câmera para o quadrado preto com o código Qr que aparece na tela do seu computador:

Dentro de alguns segundos o seu aparelho celular e o computador irão se conectar

 Com ambos os aparelhos conectados você vai conseguir visualizar e responder as mensagens das conversas, além de enviar fotos, vídeos, áudios, arquivos e outros documentos que desejar. De modo geral, será possível fazer no whatsapp web as mesmas coisas que fazia no aplicativo pelo smartphone.

O computador e o seu celular precisam estar conectados a mesma rede Wi-Fi para que a conexão seja permitida. A tela do computador será apenas uma projeção, ou seja, caso o celular fique sem bateria ou a internet perca sua conexão nos dispositivos, o aplicativo web não estará disponível para uso. Neste caso, aparecerá uma mensagem na tela do computador dizendo que perdeu a conexão e está tentando restabelecê-la.

Se fizer uso de computadores públicos para se conectar, lembre-se de sair da sua conta para garantir sua segurança. Acesse a tela de configurações e clicar novamente em whatsapp web, em seguida selecione a opção “sair de todos os computadores” e estará finalizada a sua sessão.

 

Navegadores (browsers compatíveis)

 

Atualmente os navegadores compatíveis para uso do aplicativo pelo computador são: Google Chrome, Opera, Safari, Firefox, Mozilla. Para garantir o suporte e verificar atualizações é importante usar a versão mais recente do browser (navegador que está utilizando).

 

Sistemas operacionais dos celulares compatíveis

 

Antes o whatsapp Web não estava disponível para todos os sistemas. O uso da ferramenta era compatível apenas com aparelhos Android, Windows Phone 8.0 e 8.1, Nokia S60, Nokia S40 Single SIM, Blackberry e BB10. Mas, versão web está finalmente disponível para os usuários do iPhone. 

De acordo com a página de suporte do aplicativo , será permitido usar o aplicativo se o seu telefone for um dos listados a seguir:

Android, Windows Phone 8.0 e 8.1, Nokia S60, Nokia S40 EVO e Blackberry.

Lembrando que o uso do whatsapp web só estará disponível se o aplicativo estiver instalado em seu celular e tanto o aparelho quanto o computador estiverem conectados a internet de mesma rede.

 

É seguro usar o aplicativo web no computador?

 

A cada dia que passa mais pessoas fazem uso do aplicativo  Web, devido à facilidade de acessar os bate-papos do computador, sem perder as conversas que iniciamos no telefone,com conforto, praticidade de poder utilizar um teclado físico e poupar tempo evitando muitos processos para usar o aplicativo, já que algumas pessoas até usam como ferramenta de trabalho.

Além disso, por não exigir qualquer instalação adicional para o uso do whatsapp web, isso representa uma opção muito conveniente para todos os usuários do aplicativo.

No entanto, há um grande número de pessoas que ainda questionam se usar o aplicativo é seguro, principalmente pelo simples fato da facilidade e simples digitalização de um código QR que sincroniza automaticamente o seu telefone em sua tela de computador em poucos segundos.

Este sistema prático que não requer a entrada de todos os dados para o login, é o que tem gerado muitas dúvidas e inseguranças, no entanto, é importante lembrar que uma das principais preocupações dos desenvolvedores do aplicativo whatsapp, sempre foi a total privacidade.

O código QR funciona como um identificador para o login , então, em vez de inserir manualmente nossos dados, o código é responsável por verificar nosso número de telefone e organizar todos os dados na tela do computador.

A página da web do whatsapp também foi criada seguindo os protocolos de segurança necessários para seu funcionamento adequado. Para verificar isso, você pode identificar na barra do seu navegador que o protocolo “HTTPS” aparece, o que indicará que a página protege seus dados.

Para maior segurança, o aplicativo tem um menu de opções em que podemos encontrar a sessão de fechamento e encerrar a seção para que outras pessoas não tenham acesso aos seus dados do aplicativo. No final do uso do bate-papo no computador, podemos fazer o logout e o aplicativo estará disponível novamente apenas em nosso telefone.

Por fim, também deve ser considerado que, devido aos requisitos de segurança para os usuários oferecidos pela ferramenta , estarem inicialmente disponíveis apenas para o Google Chrome, porque era o único navegador que podia oferecer essas condições de segurança; embora atualmente os navegadores Firefox e Opera também tenham cumprido esses requisitos e já possuam o aplicativo , basta verificar a sigla “HTTPS” na barra do navegador para certificar que realmente é seguro o uso do aplicativo em seu computador.

Portanto, usar o aplicativo é seguro, uma vez, que você pode encerrar a sessão ao terminar o uso, identificar o HTTPS e o funcionamento só ocorre se estiver conectado a mesma rede de internet.

 

Fazendo o download e instalando no seu computador

 

A configuração do aplicativo de desktop é semelhante à configuração do whatsapp Web, mas com uma exceção: primeiro você deve fazer o download e instalar o aplicativo.

  Baixe a versão para Mac ou Windows do aplicativo em whatsapp.com/download.

  1.     Os usuários do Mac terão que descompactar o arquivo e, em seguida, mover o whatsapp para a pasta Aplicativos.
  2.      Os usuários do Windows terão que executar o arquivo.exe e seguir as instruções.
  3.    Quando o aplicativo abrir, você verá um código QR para poder digitalizar com o aplicativo de telefone whatsapp. Logo abaixo do código, você verá instruções para ajudá-lo a encontrar essa opção de exploração no aplicativo. Por exemplo, no aplicativo iOS, pressione Configurações e WhatsApp Web.
  4.     Depois de digitalizar o código, você pode ver as mensagens no ​​seu telefone e no seu navegador. Você não precisará de uma conexão Wi-Fi para o seu telefone, mas a empresa recomenda a conexão via Wi-Fi para evitar o uso de muitos dados móveis.
  5.   O design dos aplicativos de área de trabalho reflete a experiência da Web e móvel. Você ainda pode enviar emoticons, fotos e anotações de voz, ver sua lista de contatos e receber notificações no seu computador.

Uma nota sobre segurança

 

Quando o aplicativo estiver instalado ou tiver efetuado login na interface da Web, qualquer pessoa que tenha acesso ao seu computador poderá ativar suas conversas enquanto estiver conectado. Se o seu computador é protegido por senha, provavelmente não é um grande problema. Mas se você usar o plugin web a partir de um computador público efetue o logout quando terminar. Você pode fazer isso clicando no ícone do menu de três pontos e selecionando Desconectar.

Se você esquecer-se de se desconectar em um computador que não é seu ou se suspeitar que alguém acessou sua conta, poderá efetuar logout de todas as sessões ativas, visitando a mesma página de configuração usada para verificar o código QR. Mais uma vez, no iOS, você pode tocar em Configurações e, em seguida, no WhatsApp Web e desconectar na opção “sair de todos os computadores”.

 Utilizando o aplicativo no seu computador

Alterando sua foto de perfil, nome e recado

 O whatsapp web permite modificar o nome e foto do perfil que você deseja mostrar dentro do aplicativo. Na próxima lição, você aprenderá como configurar quem pode ver seu nome e sua foto.

 Pressione o comando  “Menu, você reconhece, porque eles são três pequenos círculos localizados no canto superior direito, e lá você escolhe a opção  “Configurações”.   

Você verá que outro menu é aberto, clique na opção  “Perfil”.  

Pressione o ícone na forma de um lápis para enviar uma foto de suas imagens no computador ou para ativar a câmera dele.  Como você estará online no computador usando o aplicativo,não conseguirá acessar a galeria do seu celular, somente os arquivos salvos no computador.

Pressione  OK  para salvar a foto escolhida.   

Se você quiser mudar seu nome é só acessar o menu, ir em perfil e pressionar o ícone na forma de um lápis, agora é só escrever seu novo nome e clicar em  OK.

 

Alterando notificações

 

Quando você recebe uma nova mensagem em seu computador, a notificação pode chegar de várias maneiras, dependendo da configuração que você tem: um som com um tom que avisa que você tem uma nova mensagem; tiras ou alertas, que você verá na parte superior da tela que aparecem no computador, assim como no aparelho celular.

Lembrando que não tem segredos para alterações nas ferramentas do aplicativo web, pois ele espelha o whatsapp que tem instalado em seu celular, a diferença é que está acessando o aplicativo de outra tela.

 

Como configurar as notificações 

 Clique no cantinho da tela nos três pontinhos para acessar o menu, clique na opção configurações para acessar as Notificações.

 Clique em Notificações no aplicativo whatsapp web.

Clique no tipo de notificação que você deseja deixar ativo na área de trabalho de seu computador. Lá você pode escolher se deseja que ele alerte quando uma nova mensagem chegar.

 

Alterando o papel de parede da conversa

O plano de fundo das janelas de bate-papo pode ser personalizado com uma imagem caso você deseje melhorar o designe. 

Você pode escolher um tom neutro ou uma fotografia que tenha armazenado nas imagens de seu computador. Mas, para isso será necessário adicionar um plugin de extensão do chrome ou de seu outro navegador, que permite o envio de imagens do computador, pois a versão web, diferente do aplicativo instalado no celular, só permite alterar a cor do plano de fundo e não adicionar imagens sem que tenha essa extensão.

 

Para alterar apenas a cor do plano de fundo nas conversas, siga esses passos:

 Abra uma janela de bate-papo e pressione o botão Menu , no canto superior direito da tela.

No menu que aparece, clique na opção papel de parede.

Você deve selecionar na galeria do whatsapp , qual cor sólida será aplicada como tema em seu plano de fundo da conversa.

Imagens em plano de fundo

 Para colocar imagens no plano de fundo de conversas será preciso instalar a extensão W.Beautifier, que é um mensageiro que recebe o papel de parede de fotos salvas no computador. Esse plugin serve para customizar os chats.

Como instalar o plugin para usar imagens no plano de fundo:

 

É preciso acessar a página download da extensão de seu navegador e clicar em “usar no Chrome”

Baixe a instalação e clique em “adicionar extensão”

Acesse o Whatsapp web e clique na extensão que foi instalada

 

Em “Change Wallper” basta clicar na opção “escolher arquivo”, selecionar a imagem do computador que deseja usar como plano de fundo nas conversas e clicar em “abrir”.

Depois acesse suas conversas e confira como ficou a imagem escolhida.

Sempre que desejar alterar seu plano de fundo, basta repetir os passos citados acima, usando a extensão W.Beautifier no navegador Chrome.

Configurações de privacidade 

Uma das ferramentas mais úteis da versão Web, é que ele permite configurar sua privacidade e assim decidir quem pode ver a confirmação da leitura de uma mensagem, à hora da última conexão, a foto do perfil e o status. 

É importante ter em mente que se você ocultar a última opção de conexão ou a confirmação de leitura , também não poderá ver essas opções em outros contatos. No entanto, a confirmação de leitura pode ser vista em conversas em grupo.

 

Contatos bloqueados - Visualizando os contatos bloqueados e adicionando novos contatos para bloqueio

Para visualizar os contatos bloqueados, desbloquear ou adicionar um novo contato à lista de bloqueio , clique nos pontinhos do canto superior ao lado direito da tela, acesse o menu, clique em configurações e depois em bloqueados.

Logo, você verá os contatos bloqueados, e selecionando um deles aparece a opção de desbloqueio, caso deseje desbloquear é só clicar no “X” que aparecerá a opção de bloquear no aplicativo web.

Para bloquear um contato é o mesmo processo, ao chegar à parte de bloqueados, basta clicarem em “adicionar contato bloqueado”, aparecerá a sua lista de contatos, você seleciona qual deseja bloquear e pronto o contato estará bloqueado.

 

Enviando fotos, vídeos, documentos e contatos 

 

O processo para enviar fotos, vídeos, documentos e contatos é bem simples.

Você só poderá enviar esses arquivos se eles estiverem salvos em seu computador, pois você estará usando o aplicativo por ele, então não tem como acessar o celular.

 Caso, o que deseja enviar esteja salvo em seu celular, a dica é transferir os arquivos primeiro para o computador.

 

Enviar fotos, vídeos e documentos

 

Para enviar esses arquivos a um contato, abra a conversa e clique no “clipe” de anexo que aparece no canto superior e direito da tela.

Em seguida irão aparecer algumas opções de ícones (fotos e vídeo, documento, câmera e contato), ao passar o mouse sobre eles, aparecerá a função de cada um.

Ao escolher se vão enviar fotos e vídeos ou documentos, o whatsapp web irá direcioná-lo para os arquivos de seu computador.

Agora é só selecionar a foto, vídeo ou documento que deseja enviar pelo whatsapp web, clicar em “abrir” na janela que foi aberta em seu computador.

Em seguida irá aparecer a opção de “pré-visualizar” e adicionar legenda. Depois que visualizar e adicionar opcionalmente a descrição, clique na “seta” que aparece no canto inferior e direito da tela para enviar o arquivo em seu whatsapp web.

Enviar contato 

O processo para enviar contatos em uma conversa pela versão web é parecido com o mencionado anteriormente.

Quando abrir a conversa e acessar o ícone para “anexar”, vão aparecer quatro ícones e um deles tem a imagem em formato de um boneco, ao passar o mouse por cima vai aparecer à palavra “contato”.

O whatsapp web irá direcioná-lo para a lista de contatos salvos em seu aplicativo, você terá a opção de selecionar o contato clicando em um quadradinho que estará na frente do contato.

É possível selecionar mais de um contato. Ao clicar no quadrado vazio que aparece na frente do contato, vai aparecer uma seta verde no lado direito na parte inferior da tela.

Clique na seta para enviar o contato em sua conversa pelo whatsapp web.

 

Tirando fotos com o webcam no aplicativo web

 

Para tirar fotos com o webcam no aplicativo web, enviar aos seus contatos nas conversas ou alterar a imagem de perfil é preciso:

 

Permitir a câmera de seu computador

Para capturar fotos, a versão web precisa ter acesso à câmera do seu computador. Clique na barra de endereços e escolha "Sempre permitir que web.whatsapp.com acesse sua câmera."

Inclusive, ao tentar capturar uma foto usando o webcam do computador pelo aplicativo web, aparece a opção automaticamente no canto superior esquerdo de seu navegador, em uma caixinha de diálogo, como costumamos chamar. Daí é só clicar em permitir, que você terá acesso para usar o webcam de seu computador.

 

Tirar foto pelo webcam para atualizar perfil 

 

1.      Clique nos três pontinhos no canto superior da tela , acesse o menu, clique em “perfil” e depois em “alterar a foto de perfil”, aparecerá a opção “Tirar fotos”.

2.      Clique em tirar fotos, faça o processo mencionado anteriormente para permitir o uso do webcam no aplicativo web e pronto, é só capturar a foto e selecionar para o perfil.

 

Enviar fotos via webcam em conversa do 

 

1.      Abra a conversa do contato que deseja enviar a foto, clique no ícone de “clipe” que aparece no canto superior direto da conversa, e depois selecione o ícone de câmera.

2.      Clique na câmera e permita o acesso do webcam pelo whatsapp web.

3.      Capture a imagem clicando no ícone de câmera que aparecerá no centro inferior da tela na imagem.

4.      Para enviar ao contato, você pode adicionar uma legenda que aparecerá na parte inferior da imagem e clicar na “setinha” ao lado direito, para concluir o envio das fotos pelo whatsapp web.

 

Enviando mensagens de áudio pelo microfone do webcam

 

Para enviar áudios pelo whatsapp web, o processo é parecido com o aplicativo do celular, a diferença é que você não vai precisar ficar segurando o ícone de microfone.

Quando desejar enviar áudio , abra a conversa e clique no ícone de microfone que aparece no canto inferior direito da tela, onde tem a “caixa” para escrever a mensagem.

Ao clicar no microfone pela primeira vez, vai aparecer uma caixa de diálogo do whatsapp dando instruções, clique em “ok, entendi”. Também terá outra “caixa de diálogo” no seu navegador, no canto superior e esquerdo da tela, dando as opções de permitir ou não o uso do seu webcam pelo whatsapp web, clique em permitir.

Em seguida é só gravar o áudio que deseja enviar para seu contato .

Quando terminar de gravar, aparecerão ao lado do microfone dois ícones, um “x” vermelho e um símbolo de confirmação verde.

 O ícone de x é usado para cancelar aquele áudio e o verde para confirmar o envio. Para cancelar ou confirmar o envio do áudio em seu aplicativo web, basta clicar em um deles.

 Visualizando o status de todos os contatos passo a passo

 

Para visualizar os status de todos os contatos , clique no círculo que aparece no canto esquerdo da tela, próximo a sua foto de perfil. Ao passar o com o mouse sobre ele, aparecerá a palavra “status”.

Depois de clicar no ícone de status, você será direcionado para outra tela, onde aparecem as atualizações de todos os contatos do whatsapp web.

Para visualizar uma atualização é só clicar no contato, que irá abrir imediatamente o status dele.

Ao visualizar o status de seu contato, aparece a opção de comentar. Caso deseje realizar um comentário, aparece uma caixa na parte inferior da tela para escrever a mensagem, igual a que tem quando abrimos uma conversa.

Basta digitar a mensagem e ao terminar clicar na seta de envio.

Caso deseje olhar por mais tempo o status daquele contato, é só ficar pressionando o botão esquerdo do mouse acima da imagem.

Você também pode salvar a foto do status em seu computador ou copiar, só é preciso clicar com o botão direito do mouse na imagem do status e selecionar a opção de “salvar imagem como” ou “copiar imagem” em seu computador.

Você pode rever uma foto do status de um contato específico , caso ache que passou rápido demais. Para voltar e visualizar uma foto de seu contato no whatsapp web ou avançar, basta clicar nesses símbolos “<” (voltar) ou “>” (avançar) que aparecem nos canto direto e esquerdo ao centro da tela.

Os status dos contatos de seu whatsapp web vão passando automaticamente, depois de clicado para visualização. Mas, caso deseje voltar para ver um status específico, basta clicar na seta que aparece no canto direito superior da tela, e voltará para as opções de status.

Caso tenha terminado de visualizar os status de seus contatos no whatsapp web e deseje voltar para a página inicial do seu whatsapp, basta clicar no “X” que aparece no canto superior esquerdo da tela.

Você voltará à página inicial e poderá voltar a usar os demais recursos.

 

 

 


Pesquisar Artigos